Tuesday 2 March 2010

Jamilia de Chingiz Aitmatov

Terminei o rascunho do primeiro capítulo da minha tese. Aguardo agora o feedback imprescendível da minha orientadora. Porém, pude nesta semana dedicar-me a outras coisas e ler algo que não apenas política internacional.

Li a pequena história de amor "Jamilia" de Chingiz Aitmatov. O exíguo romance, embora inicialmente escrito em Russo, é das grandes obras da cultura Qirguiz, da actual República Qirguiz. Aitmatov, que viveu grande parta da vida, sob o domínio Soviético descreve em apenas 100 páginas a cultura da Ásia Central; as suas diversas contradições; a necessidade de se desenvolver; a intimidade das relações familiares; o amor pela música, artes e misticismo; e o choque da tradição com um mundo em mudança.

Apaixonei-me pela Jamilia. Adorei, vale bem a pena ler, e o pequeno enredo amoroso é belo, sem ser previsível e sem sentimentalismo banal. Obra-Prima.

2 comments:

  1. Vendeste-me a história, vou levar este livro cmg :)

    Bjs

    ReplyDelete
  2. De facto, apeteceu-me mesmo ir comprar o livro, mesmo bem vendido!

    ReplyDelete